domingo, 26 de setembro de 2010

Simulado UFSC e ensino público

Bem, hoje ocorreu em todo o Brasil o Simulado Aberto Anglo. Como bom nerd que sou, eu já havia me inscrito e já estava me preparando, em tese, fazendo os vestibulares antigos da UFSC.
Bem, chegou hoje, e eu fui lá. Entrei naquela sala as 13 horas, e abri o caderno de provas. 17 horas, 40 minutos: nossa, como eu pensei. Parecia que tudo estava girando, mas eu havia terminado. E com uma certeza: havia me fudido.
Várias coisas eu não tinha a menor noção. Culpa de quem ? Minha, por não ter estudado ? Bem, acho que com uma média anual 9,3 que mantenho, essa não é a alternativa certa. A real é: será que esses 9,3 que tenho como média em uma escola pública são o suficiente ? A escola realmente nos prepara para uma Federal ?
Concerteza a resposta não é afirmativa. Então pra que a escola está nos preparando ? Pra universidades meia-boca ? Pra que sejamos profissionais meia-boca ?
Primeira coisa que eu não gosto: matérias sem ligação alguma com o vestibular, as quais nos fazem perder 5,25 horas semanais (praticamente um dia e meio sem aula aproveitável). E além disso, as outras que temos, são muito superficiais. A maneira e a profundidade com a qual cobram da gente é ridícula. Isso sem contar quando nos mandam fazer trabalhos pra "adiantar matéria". Adiantar matéria é o caralho ! Temos que aprender aquilo porra ! Ctrl+C e Ctrl+V da Wikipédia não vai me preparar pra Federal ! "Trabalhinho" sobre música não vai me preparar pra Federal ! Precisamos de professores realmente preparados pra entrar em uma sala de aula, tomar as "rédeas" da turma e fazer todo mundo realmente estudar. Nada de ter "pena" do aluno, nada de "empurrar" o aluno pra o outro ano, para que "talvez ele possa mudar...". Isso não existe ai fora na vida real. O Mundo não vai ser "bonzinho" com você, não vai te cobrar as coisas "superficialmente", não vai te "empurrar" pra frente. Não ! O Mundo é cruel, é monstruoso, é mal. Não está nem ai pra você. Não vai querer os menos preparados, os incapazes. Sempre vai haver alguém pronto pra te derrubar, e não vai haver ninguém pra te levantar quando você cair.
Então, você deve estar preparado. E eu realmente acho que a escola pública não está nos preparando...


2 comentários:

  1. Bom claro que eu não sou um aluno com boas médias , mais como também fiz o teste , me fudi também como eu ja previa , eu não tinha a menor noção das coisas que estavam lá , como eu quero fazer uma faculdade de arquitetura que é a 3ª mais dicícil de entrar , vi que eu terei que estudar muito. Concordo que as escolas deveriam ter matérias que vamos usar em nossas faculdades , e tirar matérias que não servem para nada.
    Vlw aii Bossa

    ResponderExcluir
  2. Exatamente, deveríamos ser mais objetivos em nossos estudos. Nada de perder tempo.
    Obg

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário
Sua opinião é bastante importante. Coloque o que achou dessa postagem, ou dê sugestões para um melhor conteúdo. Sempre responderemos seus comentários o mais rápido possível. :D