sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Urnas eletrônicas: são seguras ?


Por esses dias eu andei lendo bastante sobre os escândalos politicos do nosso país, como o caso da Ministra da Casa Civil, o caso do comício do Lula em Joinville onde ele chingou os Bornhausen, enfim, uma série de maracutaias políticas do nosso país. Com esses fatos na minha cabeça, e com a sabedoria popular que "todo político é corrupto", me veio uma idéia na cabeça:
Meu voto realmente é contado na apuração ?

Quem garante que a contagem dos votos depois das eleições é de fato verídica ?

Por que eu deveria acreditar que os  votos que estão na urna são os mesmos apresentados ao povo brasileiro ? 


Raciocine comigo: as urnas são eletrônicas, certo ? Logo, elas tem um sistema operacional. Eu pesquisei por ai e descobri que trata-se de uma versão do Linux. Ai você pode até dizer: "Mas o Linux é seguro !". Ok, mas isso não quer dizer que alguém que seja o administrador do sistema não possa editar arquivos, modificar bancos de dados  e fazer outras coisas que um administrador qualquer faria. Então, depois do horário da votação, que termina as 17 horas, horário de Brasília, os mesários entregam os disquetes contendo os arquivos do banco de dados para que um motoboy o entregue em segurança para o TRE da cidade.
A primeira maneira de burlação pode estar ai: quem garante que o motoboy entrega o mesmo disquete ao TRE ? Ele não pode entregar um outro disquete que contenha votos adulterados ?
E mais: se o motoboy não adulterou o disquete, e entregou o original, quem me garante que os votos que estão no disquete são realmente os que aparecem para o povo ? Pois alguém poderia já ter determinado alguns números de votos para cada candidato, seguindo as pesquisas de intenção de voto, para parecer o mais natural possível.
E se mesmo assim você acha que não está sendo enganado, que a apuração dos votos é honesta e segura, venho te lançar um argumento final: nós todos sabemos que nosso país ainda tem muita corrupção. E os EUA, quando comparados à nós, são bem honestos nessa questão. A questão é: por que lá, um país mais honesto e desenvolvido, o voto ainda é no papel, e aqui é eletrônico ?

Tire suas próprias conclusões.

6 comentários:

  1. Deixou minha cabeça com dúvidas. Gostei muito desse post rpincipalmente porque estava pensando sobre isso ontem mesmo.
    Parabéns *--*

    ResponderExcluir
  2. Bossinha agora a casa caiu de vez. Nunca tinha parado pra pensar nisso. Parabéns.. Adorei seu blog voltarei aqui mais vezes.

    Beeijos Raíssa! ;D~

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Lucas, e era pra deixar com duvidas mesmo, pra que você pensar sobre o assunto (:

    Obrigado Raíssa *-* Agora pare e pense como poderemos mudar a situação

    ResponderExcluir
  4. Cacilda! Já tinha parado pra pensar sobre isso sim, principalmente com relação a questão do administrador... mas vc foi mto mais a fundo...
    vou divulgar!
    abs

    ResponderExcluir
  5. é isso aí Bossa, ninguém tinha parado pra pensar nisso --'

    mtmt bom ;)

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Milena (:

    Anônimo: "mas vc foi mto mais a fundo..." foi o que ela disse ^^,

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário
Sua opinião é bastante importante. Coloque o que achou dessa postagem, ou dê sugestões para um melhor conteúdo. Sempre responderemos seus comentários o mais rápido possível. :D