terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Roberto Gómez Bolaños (Chespirito) ou melhor, o Chaves

Roberto Gómez Bolaños, mas conhecido mundialmente como Chespirito, ou melhor aqui no Brasil, como Chaves, Chapolin, Dr. Chapatin, Chompiras, Chaparrón Bonaparte, enfim, muitississississimos outros personagens... nasceu na Cidade do México, 21 de fevereiro de 1929 é um escritor, ator, comediante, dramaturgo, compositor e diretor mexicano.
Conhecido mundialmente pela criação das séries televisivas Chaves(El Chavo del Ocho) e Chapolin Colorado(El Chapulín Colorado).

A origem do apelido "Chespirito" é a forma diminutiva e castelhanizada do vocábulo inglês Shakespeare (Chekspir). Tal apelido foi dado pelo fato de que Roberto Gómez Bolaños mede 1,60m de altura, e do ponto de vista do diretor de cinema Agustín P. Delgado, Chespirito era um pequeno William Shakespeare, capaz de escrever histórias tão prolíficas e versáteis quanto o autor inglês.


Chespirito, ainda quando estava na barriga de sua mãe, foi avisada pelo médico que não deveria deixar nascer seu filho, que ele morreria como aconteceu com outro filho no passado, mas Elsa Bolaños Cacho Aguilar, mãe de Chespirito inssistiu e quiz ter o filho, assim nasceu um dos gênios do humor. Chespito teve uma infância bastante humilde, permeada, em parte, pelos afazeres da escola e pelo futebol (seu grande hobbie). Com o passar dos anos, decide ingressar no meio acadêmico. Para tal, começa a cursar engenharia elétrica no México. Paralelamente a isso, aos 22 anos de idade, conquista seu primeiro emprego, atuando como redator publicitário para a agência Darcy. Em alta, na década de 50, inicia uma bem sucedida carreira no rádio. Colabora ainda, durante mais de 10 anos, com o programa “Comicos Y Canciones”.


Chespirito teve um relaciomente com Florinza Meza(Dona Florinda no seriado Chaves) e depois de 27 anos convivendo juntos casou-se com ela, no dia 19 de novembro de 2004, e comemorou com uma grande festa num restaurante da Cidade do México.
Com ela, Chespirito não teve nenhum filho, mas tem 6 filhos de seu primeiro casamento.


Em 2000, a rede de televisão mexicana Televisa homenageou todo o elenco dos seriados Chaves e Chapolin com o programa "¡No contaban con mi astucia!", ano em que o seriado completava 30 anos.

Chespirito, atualmente com 81 anos de idade, e sofrendo ultimamente de alguns problemas de saúde, por ter tantississississima idade, vive em Cancún-MX, ao lado de sua esposa, e ultimente não tem comparecido em festas particulares, e nem em homenagens à pedido de seu médico para evitar outros problemas de saúde.

Viva o Gênio, Viva Chespirito!

2 comentários:

  1. O Roberto Bolaños é um ótimo ator,e interpretou personagem de bom caráter como Chaves e Chapolim,mas ultimamente eu não tenho assistido Chaves(assisto ás vezes uns pedaços),mas hoje as 8 e meia passada assisti Chaves em desenho animada.Se eu não assisto Chaves não quer dizer que vou deixar esse seriado de Lado,eu vou ser fanática pra sempre.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário
Sua opinião é bastante importante. Coloque o que achou dessa postagem, ou dê sugestões para um melhor conteúdo. Sempre responderemos seus comentários o mais rápido possível. :D