terça-feira, 3 de maio de 2011

Achada a segunda caixa-preta do Air Bus 447 com gravação de pilotos


BRASÍLIA (Agência Brasil) - A segunda caixa-preta do Airbus 330 da Air France, que caiu no Oceano Atlântico em maior de 2009, foi resgatada hoje (3) em bom estado. A expectativa é que ela possa ser analisada. A informação foi dada por Jean-Paul Troadec, diretor do Escritório de Investigações e Análises (BEA, na sigla em francês), que apura as causas do acidente que matou 228 pessoas. Segundo o BEA, as caixas-pretas deverão chegar à França nos próximos dez dias.

A segunda caixa-preta encontrada e resgatada hoje, segundo comunicado do BEA, é o Cockpit Voice Recorder, que grava as conversas dos pilotos e qualquer outro som emitido na cabine.

“Essa caixa-preta está inteira. O módulo de memória está preso ao chassi, diferentemente da primeira encontrada. De um modo geral, o aspecto externo do equipamento está em bom estado”, afirmou.

Troadec disse que só será possível saber se o cartão de memória, situado na parte interna da caixa-preta e que contém os dados de voz, sofreu corrosão quando for aberta. A caixa-preta será aberta na sede do BEA, nos arredores de Paris.

No domingo (1º) os investigadores franceses encontraram o módulo de memória da caixa-preta chamada Flight Data Recorder (gravador de dados do voo, FDR, na sigla em inglês), que contém os parâmetros técnicos do voo, como a altitude, a velocidade, o desempenho do motor e a trajetória do avião. “Se conseguirmos analisar as duas caixas-pretas, conseguiremos entender o que ocorreu”, disse.

Os dados técnicos do voo e as conversas dos pilotos são considerados fundamentais para desvendar as causas do acidente com o Airbus da Air France que fazia a rota Rio-Paris, e caiu no oceano em 31 de maio de 2009.

“Se os gravadores estiverem em ótimo estado, bastará conectá-los a um aparelho para que eles sejam lidos. Se não for o caso, será mais difícil, será preciso ter acesso a cada um dos cartões de memória, por meio de técnicas sofisticadas, para reconstituir o conjunto dos dados”, afirmou o diretor do BEA.

Troadec disse ainda que os investigadores a bordo do navio Ile de Sein já identificaram todas as peças do avião que deverão ser resgatadas por serem úteis às investigações, como os motores e as asas da aeronave. Essas operações de resgate devem começar “muito em breve”, afirmou.

Um navio da marinha francesa está a caminho da área onde está sendo realizada a quinta fase de buscas dos destroços, a cerca de 1,1 mil quilômetros da costa brasileira, para recuperar as duas caixas-pretas do avião, que foram imersas em água doce para evitar a corrosão e seladas, já que se tratam de provas em uma investigação judicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário
Sua opinião é bastante importante. Coloque o que achou dessa postagem, ou dê sugestões para um melhor conteúdo. Sempre responderemos seus comentários o mais rápido possível. :D