sexta-feira, 1 de julho de 2011

SBT adapta Chaves para telespectadores cegos

ZAPPING/FOLHA

A partir de hoje, as TVs aberta brasileiras que detêm sinal digital serão obrigadas a disponibilizar duas horas semanais de sua programação com o recurso da audiodescrição para telespectadores cegos. O descumprimento da norma do Ministério da Comunicação acarretará multa e sanções. O SBT adaptou o seriado "Chaves", que irá ao ar todas as sextas, das 18h às 19h30, e a edição de sábado do "Jornal SBT Manhã". A MTV elegeu o programa "Comédia MTV". A Globo afirma que terá cerca de três horas de audiodescrição, mas não especificou a atração. A Record ainda não definiu o programa. Band, TV Cultura, TV Gazeta e Rede TV! não responderam à coluna.

SOM E IMAGEM

A audiodescrição consiste na descrição narrativa de informações que se compreende visualmente, como expressões corporais, dados sobre o ambiente e efeitos especiais.

Veja um exemplo de Chaves com audiodescrição:

Um comentário:

  1. Mto bom esse teste. Chaves mais uma vez contribuimdo p/ as pessoas de modo positivo como inclusão social. Não sou deficiente visual mas fiz o teste desligando apenas o monitor e a descrição das situações é perfeita. Ponto p/o SBT e p/ o Chaves.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário
Sua opinião é bastante importante. Coloque o que achou dessa postagem, ou dê sugestões para um melhor conteúdo. Sempre responderemos seus comentários o mais rápido possível. :D