terça-feira, 31 de agosto de 2010

Matemática do Forms

 Bem, ontem eu e  a Rebeca estávamos conversando sobre o crescente número de "compulsivos" pelo Forms. Aquele tipo de pessoa que não se importa com a essência do Forms, que a nosso ver é o de conhecer as pessoas, e faz dele uma competição, com o único objetivo de ser o mais perguntado.
 Então, resolvi apresentar um simplório resultado. Pesquisando em minha própria inbox, obtive uma média de 100 caracteres por pergunta. E também algo em torno de 40 perguntas por compulsivo (em média). Agora multiplique isso por algo como 4 milhões (que é o mínimo de usuários do Forms só aqui no Brasil [1]). Isso dá algo em torno de 16Gb transferidos diariamente somente em perguntas. Parece pouco ? Agora considere que estamos apenas falando das perguntas, sem contar as respostas, que são em geral muito maiores. Ou seja, na faixa, são transferidos uns 35Gb diariamente pelos servidores do Forms. Ai você me pergunta: E daí ? Primeiro fato: isso é a principal causa do travamento do Forms. Segundo: pra que essa quantidade absurda de dados transferidos ? Vou dar um exemplo: 35Gb de texto equivalem a 37.580.963.840 letras. Pra saber o quanto é isso, vai uma comparação: Os Elementos de Euclides, a maior obra literária Matemática e o livro mais bem sucedido e influente jamais escrito [2] tem no máximo 3.566.480.000 letras. Isso quer dizer que transitam 10 vezes todos os livros dos Elementos por dia na rede. Como seria bom se todos o lessem.
 Mas enfim, após essa pequena amostra do quão inútil as pessoas se tornaram, aqui vou demonstrar como amenizar isso. Proponho  o seguinte: comece  a seguir gente pra caramba. Mas gente pra caramba mesmo. Tipo, algo como 2 mil pessoas. E o seguinte acordo: você manda uma pergunta pra cada uma delas (que totaliza 2mil), e em troca, cada uma delas te retorna 1 pergunta. No total, você receberá incríveis 2mil perguntas, sem nenhuma redundância exarcebada, pois cada um nessa "rede" de seguidos/seguidores fez apenas 1 pergunta. Isso diminuiria em muito o número de perguntas inúteis.
Pense nisso (:

3 comentários:

  1. HAHAHAHA, amei tudo, os dados ficaram ótimos, está aí, nada de especulação, matematicamente falando, compulsivos são a causa dos males dos forms, vamos voltar à verdadeira essência galera ! ;D

    ResponderExcluir
  2. *O*, tudo otimo *-*
    meu inbox so tem perguntas desses compulsivos ;x

    grande besteira ficar competindo pra ver quem tem mais respostas.

    Gostei *--*

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Rebeca *-----*
    Quiz mesmo mostrar matematicamente o problema que são os compulsivos
    É Lucas, eles também já me encheram a paciência. Hoje não mais (:

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário
Sua opinião é bastante importante. Coloque o que achou dessa postagem, ou dê sugestões para um melhor conteúdo. Sempre responderemos seus comentários o mais rápido possível. :D