sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

SOPA: o que fazer?

Estamos em um período complicado, não sabemos o que vai acontecer com a liberdade de expressão na Internet. Não sabemos também o que fazer para reverter esse quadro de opressão e censura.
A lei do SOPA vem com uma roupagem de "garantir os direitos autorais e proteger a indústria do entretenimento". Se o leitor, assim como eu, conhece os EUA, sabe que isso é uma falácia. 
Por que o MegaUpload foi o primeiro site fechado? Por causa de um rombo de mais de 500 milhões de dólares à poderosa indústria do entretenimento americano, desde o cinema de Hollywood até grandes gravadoras e emissoras de TV. 
As produtoras, vendo que estavam deixando de lucrar, pressionaram o Congresso para aprovar essa lei. É utopia acreditar que não há interferência direta das mesmas nessa decisão.
E de que maneira podemos protestar, tentar mudar alguma coisa? BOICOTE! Sabe aquele cineminha que você vai pegar logo mais a noite? Não vá. Deixe de enviar seu precioso dinheiro à indústria de Hollywood. É a maneira mais simples de enfraquecê-la. Troque o programa da sexta a noite. Vá a um barzinho da sua cidade. Além de não estar enviando dinheiro pra indústria que está censurando a Internet, você estará contribuindo com a economia local. 
Ah, e se eles acham que fechando o MegaUpload vão parar com a pirataria, estão profundamente enganados. Ainda podemos compartilhar arquivos por torrent (que ficam hospedados no computador do usuário e não em algum servidor) e a lei não poderá fazer nada. 
Então, temos uma arma muito simples para protestar com o SOPA, mas se levada a sério por muitas pessoas, pode surtir um grande efeito. 
BOICOTE AOS EUA, DIGA NÃO AO SOPA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário
Sua opinião é bastante importante. Coloque o que achou dessa postagem, ou dê sugestões para um melhor conteúdo. Sempre responderemos seus comentários o mais rápido possível. :D