sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

A lenda dos túneis nazistas em Blumenau/SC

crbst_5-16-4-12a-19501
A lenda conta que entre 1940 e 1945 foram construídos túneis subterrâneos na cidade de Blumenau/SC. Blumenau é uma cidade que foi fundada por imigrantes alemães, em 2 de setembro de 1850.
Muitos dizem que os túneis serviriam para o escoamento da água das enchentes, outros dizem que era para uma ligeira fuga de Adolf Hitler quando ele viesse com o 3º Reich dominar o Brasil.
Um dos pontos ligados seria o Teatro Carlos Gomes, que fica situado no centro da cidade.
crbst_936700121

O fato é que o teatro foi inaugurado no ano de 1939, mesmo ano em que iniciou-se a 2ª Guerra Mundial (1939 - 1945) e com recursos do governo alemão.
É importante lembrar que o teatro possui uma fachada em formato de um cap nazista.
Na ponta desse cap, há uma pequena varanda onde dizem que quando Hitler ganhasse a guerra, iria visitar todos os pontos de colonização alemã no mundo e fazer seu discurso lá de cima.
Mas voltando a lenda, os túneis serviriam para uma possível fuga de Hitler em caso de ataque quando estivesse visitando a cidade.
Esses túneis ligariam vários pontos do cidade, partindo do Colégio Pedro 2º, passando pelo Colégio Sagrada Família e pelo Colégio Bom Jesus e finalmente chegando ao Teatro Carlos Gomes.
Haveria também alguma saída dos túneis para o Rio Itajaí Açu.
pequena_sacada_teatro_carlos_gomes_bacanaus
As imagens abaixo mostram fotos da época em Blumenau, onde ocorriam desfiles nazistas durante a época da guerra:
desfile nazi
desfile_nazista_blumenau_bacanaus
O vídeo a seguir foi feito pela RBS, afiliada da Rede Globo em Santa Catarina. Trata-se sobre uma matéria dos túneis onde até mesmo foram investigar a galeria que há abaixo do Castelinho da Moellmann, onde hoje há as lojasHavan:

Veja alguns depoimentos encontrados na net:
J.M. - Balneário Camboriú / SC
"Estudei no Sagrada Família, nos anos 60 e 70. Realmente existia um túnel que ligava os dois colégios.
Na época, tínhamos curiosidade em saber como os padres vinham ao colégio rezar a missa às 5.00 horas da manhã, se os portões estavam fechados. Foi então que algumas alunas, semi-internas, resolveram investigar, e descobriram o túnel. Foi bizarra a história: colocaram na saída do túnel do Sagrada Família um estrado de madeira com cal de construção. O padre, ao sair, caiu no cal e se queimou todo. Foi daí que descobriram que havia uma passagem que ligava os dois colégios."
Fabian - Blumenau / SC
"Já tive o prazer de certificar a existencia do túnel no teatro C.G. e no Colégio Sagrada Família. Nossa cidade esconde muitos fatos que um dia serão levados ao conhecimento de todos. Já tive a honra, também, de ver casas antigas em Blumenau onde a cruz suástica estava presente em várias dependências, inclusive em banheiros."
Viviane - cidade não informada
"Eu trabalhei no Teatro Carlos Gomes e realmente existe um túnel! Ele está desativado há muitos anos, pois desmoronou em alguns trechos... Não é lenda! É real!"

O que nos resta ao final de contas é apenas dúvidas. Mas se os túneis realmente existissem seria muito interessante. Dentro deles poderiam haver armas, documentos e materiais importantes da época. Vai que Hitler já visitou o Brasil e ninguém ainda sabe....
Fica o mistério!

Fonte 

5 comentários:

  1. Caro blogueiro,
    peço gentilmente que coloque o link da fonte deste post:
    http://www.bacanaus.com/2011/01/lenda-dos-tuneis-nazistas-em-blumenausc.html

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. É, colocar a fonte sempre é bem vindo.

    ResponderExcluir
  3. Se a historia dos tuneis em blumenau é falsa, porque varios tuneis foram fechados em um antiga casa construida na cidade....
    Na reportagem dizem que nao há tunis no bom jesus más há ma galeria fluvial para o escoamento da água das chuvas que passa por debaixo do ginásio de esportes do colégio, e pelo que eu sei ostuneis estão construidos e para não chamar muito a atensão dos turistas e populares da região inventarão que era apenas galerias fluviais..... há muita coisa escondida que quase ninguem sabe, mas eu sei muita coisa e é verdade sobre os túneis, pois conheci uma pessoa que já faleceu, mas teve participação em tudo isso.....

    ResponderExcluir
  4. véi, se é que os tuneis existem, eles existem, alguma coisa dentro com toda certeza não ha, porque até fechado já foi, armamentos encontrados lá? com toda a certeza estão por ai, no poder de grandes militares do 23ºBI ou até mesmo dentro do batalhão, na cara de todo mundo. bora ir atrás dessa história ai!

    ResponderExcluir
  5. e o tunel do neumarkt? porque não uma passarela aérea? logo fizeram por baixo da terra? será que não faz parte de um ligamento desses tuneis?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário
Sua opinião é bastante importante. Coloque o que achou dessa postagem, ou dê sugestões para um melhor conteúdo. Sempre responderemos seus comentários o mais rápido possível. :D