sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

A lenda dos túneis nazistas em Blumenau/SC

crbst_5-16-4-12a-19501
A lenda conta que entre 1940 e 1945 foram construídos túneis subterrâneos na cidade de Blumenau/SC. Blumenau é uma cidade que foi fundada por imigrantes alemães, em 2 de setembro de 1850.
Muitos dizem que os túneis serviriam para o escoamento da água das enchentes, outros dizem que era para uma ligeira fuga de Adolf Hitler quando ele viesse com o 3º Reich dominar o Brasil.
Um dos pontos ligados seria o Teatro Carlos Gomes, que fica situado no centro da cidade.
crbst_936700121

O fato é que o teatro foi inaugurado no ano de 1939, mesmo ano em que iniciou-se a 2ª Guerra Mundial (1939 - 1945) e com recursos do governo alemão.
É importante lembrar que o teatro possui uma fachada em formato de um cap nazista.
Na ponta desse cap, há uma pequena varanda onde dizem que quando Hitler ganhasse a guerra, iria visitar todos os pontos de colonização alemã no mundo e fazer seu discurso lá de cima.
Mas voltando a lenda, os túneis serviriam para uma possível fuga de Hitler em caso de ataque quando estivesse visitando a cidade.
Esses túneis ligariam vários pontos do cidade, partindo do Colégio Pedro 2º, passando pelo Colégio Sagrada Família e pelo Colégio Bom Jesus e finalmente chegando ao Teatro Carlos Gomes.
Haveria também alguma saída dos túneis para o Rio Itajaí Açu.
pequena_sacada_teatro_carlos_gomes_bacanaus
As imagens abaixo mostram fotos da época em Blumenau, onde ocorriam desfiles nazistas durante a época da guerra:
desfile nazi
desfile_nazista_blumenau_bacanaus
O vídeo a seguir foi feito pela RBS, afiliada da Rede Globo em Santa Catarina. Trata-se sobre uma matéria dos túneis onde até mesmo foram investigar a galeria que há abaixo do Castelinho da Moellmann, onde hoje há as lojasHavan:

Veja alguns depoimentos encontrados na net:
J.M. - Balneário Camboriú / SC
"Estudei no Sagrada Família, nos anos 60 e 70. Realmente existia um túnel que ligava os dois colégios.
Na época, tínhamos curiosidade em saber como os padres vinham ao colégio rezar a missa às 5.00 horas da manhã, se os portões estavam fechados. Foi então que algumas alunas, semi-internas, resolveram investigar, e descobriram o túnel. Foi bizarra a história: colocaram na saída do túnel do Sagrada Família um estrado de madeira com cal de construção. O padre, ao sair, caiu no cal e se queimou todo. Foi daí que descobriram que havia uma passagem que ligava os dois colégios."
Fabian - Blumenau / SC
"Já tive o prazer de certificar a existencia do túnel no teatro C.G. e no Colégio Sagrada Família. Nossa cidade esconde muitos fatos que um dia serão levados ao conhecimento de todos. Já tive a honra, também, de ver casas antigas em Blumenau onde a cruz suástica estava presente em várias dependências, inclusive em banheiros."
Viviane - cidade não informada
"Eu trabalhei no Teatro Carlos Gomes e realmente existe um túnel! Ele está desativado há muitos anos, pois desmoronou em alguns trechos... Não é lenda! É real!"

O que nos resta ao final de contas é apenas dúvidas. Mas se os túneis realmente existissem seria muito interessante. Dentro deles poderiam haver armas, documentos e materiais importantes da época. Vai que Hitler já visitou o Brasil e ninguém ainda sabe....
Fica o mistério!

Fonte 

6 comentários:

  1. Caro blogueiro,
    peço gentilmente que coloque o link da fonte deste post:
    http://www.bacanaus.com/2011/01/lenda-dos-tuneis-nazistas-em-blumenausc.html

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. É, colocar a fonte sempre é bem vindo.

    ResponderExcluir
  3. Se a historia dos tuneis em blumenau é falsa, porque varios tuneis foram fechados em um antiga casa construida na cidade....
    Na reportagem dizem que nao há tunis no bom jesus más há ma galeria fluvial para o escoamento da água das chuvas que passa por debaixo do ginásio de esportes do colégio, e pelo que eu sei ostuneis estão construidos e para não chamar muito a atensão dos turistas e populares da região inventarão que era apenas galerias fluviais..... há muita coisa escondida que quase ninguem sabe, mas eu sei muita coisa e é verdade sobre os túneis, pois conheci uma pessoa que já faleceu, mas teve participação em tudo isso.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há túneis no bom jesus já entrei la umas estão fechado com pedras outros n

      Excluir
  4. véi, se é que os tuneis existem, eles existem, alguma coisa dentro com toda certeza não ha, porque até fechado já foi, armamentos encontrados lá? com toda a certeza estão por ai, no poder de grandes militares do 23ºBI ou até mesmo dentro do batalhão, na cara de todo mundo. bora ir atrás dessa história ai!

    ResponderExcluir
  5. e o tunel do neumarkt? porque não uma passarela aérea? logo fizeram por baixo da terra? será que não faz parte de um ligamento desses tuneis?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário
Sua opinião é bastante importante. Coloque o que achou dessa postagem, ou dê sugestões para um melhor conteúdo. Sempre responderemos seus comentários o mais rápido possível. :D